Dicas

Cuidados com a Visão

Avaliações Oftalmológicas Regulares
A melhor maneira de prevenir e diagnosticar precocemente as doenças oculares é através de avaliações de rotina. Nas crianças, o “Teste do Olhinho” deve ser o primeiro exame, realizado ainda na maternidade. Após este teste, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica orienta um exame oftalmológico completo a cada 6 meses durante os 2 primeiros anos de vida. Nas crianças que apresentarem avaliações normais, um exame anual completo deverá ser realizado até os 10-12 anos de idade, quando termina o desenvolvimento completo da visão. A partir dos 40 anos, exames anuais são de extrema importância para identificar doenças que são mais prevalentes com o avançar da idade, como glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade.
Proteção Ultravioleta
A radiação ultravioleta é maléfica tanto para pele quanto para os olhos. Devemos proteger os olhos com óculos escuros que tenham proteção adequada contra os raios UVA e UVB, evitando a progressão de doenças como degeneração macular, catarata e pterígio.
Não coçar/esfregar os olhos
As mãos contêm impurezas e microorganismos capazes de causar infecções nos olhos. O hábito de coçar pode desencadear ou estimular a progressão de doenças da córnea como ceratocone e também provocar “ceratite” (inflamação na córnea), principalmente nos usuários de lente de contato.
Higiene dos olhos
O acúmulo de maquiagem, poeira e poluição na base dos cílios pode levar a inflamações das pálpebras, causando irritação, olho vermelho e coceira. A limpeza cuidadosa dos cílios e sobrancelhas com xampu neutro infantil diluído em água, de preferência morna, é um grande aliado na limpeza da região ocular.
Piscar os olhos
Computador, celular, tablet, leitura prolongada reduzem o ritmo do piscar, desencadeando sintomas de olho seco. Lembre-se de piscar mais os olhos durante estas atividades.
Olhar para longe
O uso excessivo da visão para perto pode causar cansaço ocular e visão embaçada, mesmo em quem não apresenta erro refracional (grau). Para evitar esses sintomas, faça algumas pausas nas suas atividades ao longo do dia e olhe para longe (6 metros ou mais). Isso fará com que seus olhos relaxem.