Os Olhos

Cirurgia Refrativa

Cirurgia refrativa é qualquer procedimento cirúrgico nos olhos com o objetivo de diminuir o erro refrativo (grau) a fim de reduzir ou eliminar a necessidade dos óculos ou das lentes de contato.

Atualmente, é um procedimento muito seguro, desde que bem indicado. O ideal é que a refração (grau) esteja estável há pelo menos 1 ano.




Tipos de cirurgia

A escolha da melhor técnica cirúrgica para cada paciente é essencial para o sucesso da cirurgia e depende, principalmente, de critérios técnicos, do erro refrativo e de características da córnea (curvatura e espessura). Existem basicamente duas técnicas principais: LASIK e PRK.

LASIK: nessa técnica, utiliza-se um aparelho especial de corte, chamado microcerátomo para fazer um “flap” na córnea. O “flap” é uma aba da córnea é levantada para a aplicação do laser nas camadas mais internas da córnea, abaixo do flap. No final da cirurgia o flap é reposicionado. A recuperação visual no LASIK é muito rápida.

PRK: nessa técnica não é feito o “flap”. O epitélio (camada mais superficial da córnea) é removido com uma escova própria ou uma espátula. O laser é aplicado e, ao final da cirurgia, é colocada uma lente de contato que permanecerá no olho por 5 a 7 dias até as camadas superficiais da córnea (que foram retiradas no começo da cirurgia) se regenerem, por isso, a recuperação visual no PRK é um pouco mais lenta.

Resultados

O laser aplicado nos dois tipos de cirurgia, tanto no LASIK quanto no PRK, é o mesmo.

Apesar do tempo de recuperação ser maior no PRK, o resultado final de ambas as técnicas é equivalente.

A escolha da melhor técnica depende de características individuais dos olhos, especialmente da córnea, e do tipo de atividades que cada pessoa exerce.

Teste de viabilidade cirúrgica

Se o seu grau já está estável e você tem interesse em realizar uma cirurgia de correção, o primeiro passo é fazer uma consulta e uma avaliação completa dos olhos para saber se a cirurgia pode ser realizada com segurança.